Rosa Maria de Almeida

Rosa Maria Martins de Almeida.jpg

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Translacional em Adição e o Núcleo de Pesquisa em Neurociência Clínica.

 

Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1990

 

Mestre, 1992, e Doutora em Fisiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1997)

 

Pós-doutorado na Tufts University (Boston, USA, 2002) na área de neuropsicofarmacologia. 

 

Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental e Psicologia Clínica (neuropsicologia) atuando, principalmente, nos seguintes temas:funções executivas, comportamento agressivo e violento, impulsividade, controle inibitório, ansiedade (estados emocionais), estresse, cortisol, serotonina, GABA e uso de drogas (álcool, cocaína e crack).

 

Trabalha com modelos clínicos e pré-clínicos. Orienta alunos de Pós-Graduação do Programa Psicologia, Psiquiatria e Neurociências da UFRGS.

 

Faz parte da Diretoria da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) gestão e da Diretoria do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC).

 

Coordenadora da Área de Educaçâo e Psicologia da FAPERGS (2015-2018) e, Vice-Coordenadora do GT de Psicobiologia, Neurociência e Comportamento (2016-2018) da Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação (ANPEPP).

 

Bolsista de Produtividade PQ2 (2010-2012) e PQ 1D (2013-2015) do CNPq.

 

No Simpósio